Olá! Hoje eu quero bater um papo com você sobre algo muito importante que vejo por aí e que talvez esteja acontecendo dentro da sua empresa: o investimento em estratégias online que não trazem resultados.

Nós sabemos que a  internet é essencial para divulgação dos nossos produtos e serviços, por ser mais barata que outras mídias tradicionais e permitir uma interação direta com o público. Porém, você gastou dinheiro no desenvolvimento de um site, criou perfis nas redes sociais e até mesmo investiu em anúncios online… por que seus resultados não parecem tão interessantes assim?

Na maioria dos casos é porque não existe um Plano Estratégico de Presença Online.

Saiba que a internet não é utilizada apenas para divulgar o seu produto ou serviço. Ela precisa ser utilizada para vender mais, fazer você fechar mais negócios e melhorar seus resultados, independente do seu tamanho ou ramo de atuação.

Agora vou te mostrar três pilares essenciais para que você melhorar a sua presença online e aumentar significativamente os resultados do seu negócio.

Os três pilares para você construir uma boa Presença Online

1 – Site otimizado para gerar visitas

Muitos acreditam que ter um site por si só já basta, porém de nada adianta se ele não for facilmente encontrado.

Pense o seguinte: se as pessoas precisam saber de algo na internet, onde elas vão procurar? Mais provável que seja no Google.

Quero dizer que existem pessoas procurando nesse momento pelo seu serviço na internet. Se eu fizer essa pesquisa, encontrarei seu site facilmente?

Deixa eu te mostrar os mais variados serviços que são buscados na internet todos os dias.

SEO - Presença Online | Buscas do Google

Se eu procurar pelo seu produto ou serviço, preciso encontrar você. Caso contrário, eu encontrarei o seu concorrente.

Para posicionar o seu site no Google, utilizamos técnicas de Search Engine Optimization, ou SEO. Basicamente o SEO fará melhorias na parte estrutural do seu site, nas palavras-chave utilizadas em cada página e, o mais importante, otimizará a experiência do usuário.

Todo esse trabalho fará com  que você receba mais tráfego orgânico, ou seja, visitas naturais de pessoas que buscam pelo seu produto ou serviço.

SEO - Presença Onine | Tráfegos pago e orgânico

Mais de 48% das pessoas acreditam que os primeiros resultados no Google são os líderes de mercado.

Porém, de nada adianta você aumentar o número de visitantes se o seu site não está preparado para vender. Essa parte puxa um pouco da experiência do usuário. Quem nunca entrou em um site onde era difícil de encontrar o que se queria, às vezes um telefone ou até mesmo um formulário de orçamento? Bom, a verdade é que a maioria dos sites não simplificam o acesso das pessoas.

Só o fato de você está aqui comigo e começar a ter esse conhecimento deixa você à frente de muitas outras empresas do seu ramo.

Para melhorar o seu site, aqui vão alguns pontos importantes:

  • Utilize palavras claras, que remetam diretamente ao seu ramo de atividade.
  • Tenha um layout bem-definido, onde o usuário encontra facilmente o seu telefone ou formulário de contato.
  • Reduza o tamanho das imagens do seu site, para torná-lo mais leve e mais rápido.

Mas André, eu ainda não tenho um site. E agora?

Ótimo! Construa um site já otimizado em SEO.

Para que você tenha uma presença online sólida e que traga resultados para o seu negócio, você vai precisar ter um site. Afinal, ele vai, entre vários benefícios, trazer mais credibilidade para o seu negócio.

Cuidado! Não confie apenas nas redes sociais, pois lá não é um ambiente seu. O seu site é!

Hoje em dia qualquer pessoa pode fazer um site. Utilize a plataforma WordPress. Ela é gratuita e permite que você construa um site profissional assim como o meu. Vai dar um pouco de trabalho no início, mas com o tempo você pega o jeito.

Leia mais sobre como aumentar as visitas no seu site.

2 – Redes Sociais para gerar tráfego

Um estudo mostra que hoje em dia as pessoas passam mais tempo na internet do que assistindo televisão, e pode ter certeza: metade desse tempo elas estão nas redes sociais.

As redes sociais tomaram conta da forma como nos comunicamos. E claro, as empresas entraram na moda, afinal de contas você precisa estar onde o seu cliente está.

No facebook, por exemplo, não adianta fazer como a maioria faz: criam perfis e começam a adicionar um monte de pessoas para fazer propaganda. Talvez isso gere algum resultado, mas não é a melhor estratégia para você utilizar!

O mais indicado é criar uma página profissional para o seu  negócio e distribuir um conteúdo de qualidade.

Redes Sociais - Presença Online | Página no facebook

Sim! Se você quiser ter sucesso nas redes sociais, vai precisar criar um conteúdo constantemente.

Nada de ficar criando posts com ofertas uma atrás da outra ou tentando vender algo, como a maioria faz. Educar as pessoas será a sua melhor venda!

Faça postagens que interessam ao seu público, engaje com ele e construa autoridade. À medida que for utilizando as redes sociais estrategicamente para consolidar a sua presença online, verá que isso trará muitos benefícios para o seu negócio.

3 – Conteúdo Otimizado para Vendas

Já falei anteriormente mas quero reforçar: para você estabelecer a sua presença online, você precisa gerar conteúdo. Esse é o segredo das empresas que mais crescem no país estão utilizando, pois são inúmeros os benefícios que o conteúdo trará para o seu negócio.

Primeiro de tudo você vai precisar ter um site com um blog (perceba que as estratégias estão interligadas). Aqui é o espaço que você usará para criar um conteúdo relevante para a sua audiência. Quanto melhor a qualidade do seu conteúdo, mais visitantes vai atrair e consequentemente aumentará a sua autoridade.

Como criar um conteúdo que chame a atenção e gere resultados para o meu negócio?

Antes de mais nada você precisa escrever bem. Mas calma! Isso você vai adquirindo com a prática, afinal ninguém nasce escritor.

Para ser relevante às pessoas, você vai precisar resolver um problema delas. As pessoas não estão atrás de simplesmente comprar algo. Elas querem resolver um problema que as estão incomodando.

Pense o seguinte: qual problema o seu produto ajuda a resolver?

Só com essa linha de raciocínio você terá uma grande variedade de artigos que serão relevantes para o seu público, e servirão para compor a sua linha editorial.

Desenvolva uma estrutura lógica que vá levando o seu cliente do problema abordado até a solução, e então ofereça o seu produto. Verá que após ajudar as pessoas, elas estarão mais receptivas a comprar aquilo que você tem a oferecer.

E agora?

Aplique todas as dicas que eu ensinei para você nesse artigo. Reúna a sua equipe, faça um brainstorming e elabore a sua própria estratégia de presença online. Tenho certeza que, gradualmente, você alcançará um excelente resultado que tenderá a crescer cada vez mais, e elevará o seu negócio para o próximo nível.

Se deseja que eu, pessoalmente, ajude você a atrair mais clientes e alavancar as suas vendas desenvolvendo uma estratégia de marketing digital para o seu negócio, tenho o maior prazer em ajudar!

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André Ylton
André Ylton

Meu objetivo é ajudar empresas e profissionais que desejam aumentar as suas vendas, atrair mais clientes e se tornarem autoridade de mercado, utilizando a internet de maneira mais estratégica.

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