Muito se fala sobre fazer um site bonito e interessante. Porém, de nada adianta isso se o seu site não receber visitas, num é verdade? Por isso, tenha em mente que otimizar o SEO do seu site é de fundamental importância para você aumentar a quantidade de visitantes no seu site, e consequentemente os seus resultados. Nesse artigo, estarei ensinando a você como melhorar o SEO do seu site com 4 dicas rápidas.

Para complementar seu conhecimento sobre SEO, recomendo fortemente a leitura desse artigo: O que é SEO e para que ele serve?

1 – Tenha uma boa estrutura do site

Antes de começar toda a parte estratégica para melhorar o SEO, você tem que estar ciente de que a estrutura que o seu site encontra pode influenciar no ranqueamento do Google.

Garanta que o seu site possua um bom serviço de hospedagem, para evitar que seu site caia. Afinal, se o robozinho do Google passar no seu site e ver que ele se encontra quebrado ou fora do ar, vai entender que a experiência do usuário com o seu site não vai ser muito boa, e você perderá pontos de ranqueamento.

Outras partes como o código, as imagens e arquivos armazenados podem influenciar, pois quanto mais pesado for o seu site, maior o tempo de carregamento e quantidade de requisições do servidor.

Faça também uma Análise OnPage do seu site. Você pode utilizar o Google PageSpeed, ela vai lhe dar informações importantes da estrutura do seu site e como corrigir alguns problemas.

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2 – Defina as Palavras-Chave

O processo para melhorar o SEO do seu site deve começar com a pesquisa de Palavras-Chave, ou seja, termos relevantes para o seu negócio. Esse processo é que definir como será a arquitetura e o conteúdo do seu site.

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave, você precisa entender o seu objetivo na construção do site e como deseja ser encontrado nos mecanismos de busca.

Existem ferramentas gratuitas na internet para você realizar sua pesquisa, como o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Google Trends. Ambas vão ajudar você a definir uma estratégia de palavras-chave.

3 – Otimize o título das páginas

Saber o que colocar no título das páginas de um site é de extrema importância para o SEO. Mesmo assim, a maioria acaba não dando muita atenção para ele.

O título é a identificação do que você faz, daquilo que você é e como você vai ser encontrado pelas pessoas. Isso mesmo! Como você vai ser encontrado. Nesse caso o título da sua página principal deve vir com a sua atividade, localidade (caso seu negócio seja local) e a sua marca.

Vamos supor que eu tenho uma empresa que vende câmeras de vigilância, e o título da minha página principal se encontra da seguinte forma: Nome da Marca. Isso significa que, para as pessoas encontrarem minha empresa, elas precisam procurar pelo nome da marca. Porém um grande volume de buscas não pelo nome da marca, mas sim pelo produto ou serviço em determinada região. Para ser encontrado por essas pessoas, otimizaríamos o título para: Câmeras de Vigilância em Fortaleza | Nome da Marca.

Percebeu a diferença? Dessa forma as pessoas me encontrarão procurando pelo meu serviço e pelo nome da marca.

É necessário entender o comportamento do consumidor na internet para melhorar o SEO do seu site com precisão. Afinal, cada caso é um caso.

4 – Crie um conteúdo relevante

A estratégia de conteúdo faz parte da experiência no usuário. Afinal, as pessoas estão preocupadas não em comprar algo, mas ter a solução para o problema delas.

Primeiro pense em qual problema o seu produto ou serviço resolve. Depois desenvolva um conteúdo que vá responder possíveis objeções que o consumidor possa vir a ter. Objeções comuns são: Vale a pena pagar por isso? Como posso ter certeza de que não vou ser enganado? Isso funciona de verdade? Para isso você precisa estudar o comportamento do seu cliente e conhecer bem o seu produto.

Crie também conteúdos que educam. Ajude o seu cliente com uma dúvida simples sobre o seu ramo. Se você trabalha em um Home Center, por exemplo, crie um artigo falando sobre como escolher a melhor lâmpada para um determinado tipo de ambiente. Isso ativa o gatilho mental da reciprocidade, e o seu cliente será grato e pensará em você quando precisar de algo maior, afinal você já ajudou ele.

Crie conteúdos que responda objeções e ajudem o seu cliente. Não esqueça de trabalhar palavras-chave no conteúdo. Isso ajuda seu site a ser ranqueado nas pesquisas e deixa o seu cliente feliz.

Conclusão

Tirar um tempo para fazer uma limpeza no seu site e desenvolver uma estratégia de SEO traz um resultado incrível. Portanto, comece o quanto antes a pensar estrategicamente e melhore significativamente os seus resultados.

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Espero que tenha lhe ajudado. Se gostou, curta e compartilhe com os amigos. Toda semana estarei trazendo conteúdo novo para o blog, então não perca.

Um forte abraço e sucesso!


André Ylton
André Ylton

Meu objetivo é ajudar empresas e profissionais que desejam aumentar as suas vendas, atrair mais clientes e se tornarem autoridade de mercado, utilizando a internet de maneira mais estratégica.

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