Pare! Limpe todos os seus pensamentos e preste bastante atenção no que vou lhe ensinar, pois o que está em jogo nesse momento é a sua estabilidade financeira e seu sonho de ter mais tempo livre.
Quero dizer o conceito que estou prestes a lhe mostrar vai traçar uma linha no chão, que divide o grupo dos vendedores profissionais, cujo negócio tem um aumento crescente em vendas, dos vendedores travados, que utilizam técnicas ultrapassadas e ficam para trás no mundo dos negócios.
De qual lado você quer estar?
Bom… acredito que agora você já está mais comprometido com o artigo.
Na verdade as primeiras linhas mostram uma grande verdade, porém com uma roupagem elegante e inusitada. Não adiantaria eu chegar e começar a falar sobre “o bom vendedor é o que tem boa lábia”, se já é algo “manjado” no mercado.
Mas é exatamente isso o que a maioria dos negócios fazem! Usam uma comunicação comum e argumentos ultrapassados, que os clientes já estão cansados de ouvir.
Muitos utilizam o argumento do “nós temos o melhor produto da região”. Conheço umas 20 empresas de ramos diferentes aqui na minha região que falam exatamente isso. Não é assim que você convence o consumidor sobre a qualidade do seu produto.
Não importa o que você vende, se é produto, serviço ou infoproduto. Você precisa saber se comunicar com o seu público e construir uma oferta eficiente.
Nesse artigo quer te mostrar em 4 etapas como você pode construir uma oferta eficiente e aumentar suas vendas, baseada no comportamento do consumidor atual.
1 – Chame a atenção do seu público
A primeira impressão é a que fica!
Não importa se você tem o melhor produto e os melhores argumentos. Se você não consegue chamar a atenção do seu público, não vai conseguir vender. Essa é a primeira etapa para você desenvolver uma oferta eficiente.
Antes de tudo você deve traçar o perfil do seu consumidor. Tenha noção:
- Quais são seus medos?
- Quais seus principais problemas?
- Como ele se comunica?
- O que ele secretamente deseja?
Com o perfil traçado, você consegue chamar a atenção do seu público.
Existem alguns gatilhos mentais que você pode utilizar para chamar a atenção do seu público.
Problema
Chame a atenção do seu público para um problema específico que o seu produto ajude a resolver.
Se você vende Câmeras de Vigilância para Residências, pode usar uma chamada do tipo: “Pare de ficar inseguro com quem você deixa seus filhos em casa.”
Qual o problema aqui? Os pais saem de casa, contratam uma babá ou cuidadora, porém não sentem total segurança de como seus filhos estão sendo tratados.
Seu público pode ter vários problemas. Atinja-os!
Urgência
O ser humano odeia perder oportunidades, e por isso esse gatilho funciona muito bem, principalmente para produtos físicos.
Grandes redes de varejo utilizam chamadas como “Só amanhã!” para despertar o sentimento de urgência no seu público.
Portanto, dê uma oportunidade única à sua audiência. Pode ser adquirir seu produto com desconto ou um bônus especial dentro de um prazo limitado.
Utilizar o “oportunidade única” ou “edição limitada” também funcionam para despertar o sentimento de urgência.
Curiosidade
Que o ser humano é curioso por natureza todo mundo sabe!
Esse gatilho é um dos mais usados e mais efetivos no mercado, afinal quem nunca clicou em um anúncio por ficar curioso em saber do que se tratava.
Por exemplo, o meu serviço é voltado para consultoria de marketing digital. Eu posso comunicar de duas formas:
- Contrate um consultor de marketing digital para sua empresa;
- Descubra como um consultor de marketing digital pode te ajudar a aumentar suas vendas e reduzir seus custos com publicidade em até 30 dias;
Qual das propostas chama mais atenção? Logicamente a Nº 2. Ela desperta mais a vontade do meu público querer mais informações do meu produto.
2 – Segure o seu interesse
Logo após chamar a atenção do seu público, você precisa prender o seu interesse. Para isso, a sua comunicação deve ser relevante e totalmente alinhada com a chamada inicial.
Quando você chama a atenção mas não prende o seu interesse, muitas vezes você pode criar na mente uma ideia de “falsidade”, ou isso é apenas discurso de vendedor.
Portanto, toda sua comunicação tem que ser pautada na verdade! Quando você promete uma oportunidade única e atrativa, tenha ciência de que você pode atingir ou superar as expectativas.
Algumas formas mais comuns de deixar o público interessados:
- Interagindo o seu público, gerando engajamento;
- Contando uma história;
Independente do formato ser áudio, imagem, vídeo ou texto, traga o seu público para perto de você. Mostre que você realmente entende ele, suas dores, seus anseios e o porque dele ter chegado até ali.
Por exemplo: Se você é personal trainer, e vende um programa de exercícios personalizados para queima de gordura, saiba que as pessoas que chegarem até você vieram interessadas no assunto emagrecimento. Portanto, discorra sobre ele, mostre que você entende a situação e que pode ajudar ela a alcançar o resultado que tão desejado.
O seu objetivo no momento é gerar comprometimento por parte do seu público.
3 – Desperte o desejo
Note que até o momento não falamos na oferta. Tudo até aqui foi para conversar e qualificá-lo como melhor opção na mente do seu público. Depois de deixar as sua audiência interessada, chegou a hora de “vender o seu peixe”.
Despertar o desejo é fazer a transição entre o”achei tudo o que você falou interessante” e o “quero comprar de você”. Muitas marcas conseguem ser interessantes, tem uma boa presença e uma ótima comunicação, mas não conseguem fazer com que o público tenha vontade de comprar o seu produto.
Esse é o momento de mostrar porque a sua solução é a ideal!
Para despertar o desejo é fundamental que você tenha um profundo conhecimento sobre o seu produto, principalmente dos seus benefícios e diferenciais.
Alinhe o seu discurso de vendas com os seguintes questionamentos:
- Quais são os benefícios do seu produto e como isso impacta na vida do seu futuro cliente?
- Quais as principais objeções do seu cliente que precisam ser respondidas?
Com os benefícios em mãos, liste eles para o seu futuro cliente. Mostre o que ele vai alcançar e ganhar ao comprar de você. Tenha noção de que você não está vendendo um produto, mas sim um sentimento ou uma experiência.
Dessa forma, você vai esclarecer tudo o que o cliente precisa saber e despertará nele a vontade de ter a sua solução. Tudo o que resta fazer é o próximo passo.
4 – Chame para a ação
Você acompanhou o prospect durante toda a sua jornada: chamou a atenção, prendeu seu interesse e despertou o seu desejo. Resta apenas chamar ele para tomar uma ação.
Essa ação deve ser algo de valor para o seu negócio, e não necessariamente implica na venda.
Por exemplo, eu tive contato com um fonoaudiólogo que possuía uma empresa que vendia aparelhos auditivos. O seu objetivo final era aumentar as vendas dos aparelhos. Porém, não é uma tarefa simples convencer alguém de que ele precisa usar determinado aparelho.
Nesse caso, qual ação eu quero que meu público execute?
- Comprar um aparelho auditivo?
- Agendar uma consulta com o fonoaudiólogo?
Logicamente a segunda opção. Na consulta o médico conseguiria convencer que determinado paciente precisa usar aparelho. Logo, aumentando o número de consultas agendadas, aumentaríamos a venda de aparelhos auditivos. Foi essa ação proposta para ser executada.
Para que sua comunicação de marketing tenha um efeito positivo, convide o prospect a executar uma ação. Alguns exemplos comuns são:
- Agendar uma consulta;
- Agendar uma aula experimental;
- Solicitar um pedido de orçamento;
- Efetuar uma compra;
- Visitar a sua loja;
Enfim, essa ação deve estar alinhada com o seu plano de marketing.
Dessa forma você vai aumentar e muito a sua taxa de conversão, e consequentemente, suas vendas no final.
E agora, o que fazer?
Para aumentar suas vendas através da internet, ou mesmo em meios offline, você precisa saber comunicar. Não adianta ter o melhor produto, se você não sabe como vendê-lo.
Nesse artigo eu mostrei que, para construir uma oferta eficiente, você precisa:
- Chamar a atenção do seu público;
- Deixar o seu público interessado na sua mensagem;
- Despertar o desejo do seu público de adquirir a solução proposta;
- Chame ele para executar uma ação que seja relevante para o seu negócio;
No momento que você utilizar essa estrutura na sua comunicação, suas ofertas atrairão uma maior quantidade de pessoas e, mais importante, você aumentará sua taxa de conversão.
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