Você já ouviu a frase “Quem não é visto, não é lembrado”? Ela tem tudo haver com a nossa conversa de hoje. Construir autoridade significa que você vai aumentar a visibilidade da sua marca e adentrar na mente das pessoas. A verdade é que, na era digital que vivemos, você precisa construir autoridade para aumentar as vendas do seu negócio.

O problema é que muitas empresas ainda estão dormindo no ponto, principalmente em locais que não tem uma cultura digital muito forte. Se você está investindo na internet para divulgar seus produtos e serviços, saiba que:

Construir autoridade para sua marca fará você atrair mais clientes e gerar mais vendas, mesmo que o seu preço seja maior que o dos concorrentes.

Matéria do Sebrae sobre construir para aumentar as vendas
Matéria do Sebrae sobre construir autoridade para vender serviços.

Independente do seu ramo de atuação, você pode se beneficiar e muito tendo autoridade no seu mercado. Se você começar a construir a sua agora mesmo, ficará à frente de 60% das empresas concorrentes no seu mercado, pois a maioria não consegue desenvolver uma estratégia digital eficiente.

Confira agora algumas dicas para você construir autoridade para aumentar as vendas da sua empresa.

Conheça o seu consumidor

Não adianta eu começar a lhe mostrar algumas ferramentas para você usufruir, se você não souber exatamente qual o perfil do seu consumidor.

Conhecer o seu público permite que você desenvolva a comunicação mais adequada para a sua empresa utilizar. Para isso, você precisa traçar um perfil das pessoas que se interessarão pelo seu produto ou serviço.

Responda as seguintes perguntas:

  • Qual tipo de pessoa consome o meu produto ou serviço?
  • Quais os problemas que essa pessoa tem?
  • Como meu produto ajuda esse meu consumidor?

Após montar o perfil do seu público, você poderá começar o processo de construção de autoridade. Lembre-se que toda e qualquer comunicação deve ser atribuída para esse perfil.

Construa um Blog de Negócios

Conhecendo bem quem é o seu público, você está pronto para começar a construir a sua audiência. Para isso, você vai precisar desenvolver conteúdo. Mas não é qualquer conteúdo como a grande maioria faz: você precisa falar sobre assuntos que são relevantes.

Confira algumas dicas para você construir seu blog.

1 – Fale sobre assuntos relevantes para o seu mercado

Vamos supor que você tenha uma empresa de auto-peças. De nada adianta você começar a desenvolver um conteúdo sobre o mercado de imóveis, por mais que possa interessar para muita gente. Não tem nada haver com o seu mercado! As pessoas que se interessam por esse assunto não irão buscar essa informação com você.

Você precisa falar de assuntos relacionados ao perfil do seu público. A partir do momento que você construir autoridade para aumentar as vendas na sua empresa de auto-peças, as pessoas começarão a prestar atenção na sua marca e, qualquer problema no carro, elas procurarão você, por ser um especialista no assunto, mesmo que você venda mais caro que os seus concorrentes.

2 – Crie uma linha editorial

Utilizar um blog ajuda a construir autoridade para aumentar as vendasFaça uma pesquisa sobre os assuntos que o seu público está buscando. Para isso você pode utilizar o próprio Google e ver quais sugestões aparecem nele quando você digita um determinado termo. Utilize também o Google News para ficar atento às principais tendências do seu mercado.

Tendo isso em mãos, elabore a sua linha editorial. Coloque nela datas para os seus posts, o conteúdo relacionado e quais serão as palavras-chave utilizadas em cada assunto. Isso vai ajudar você a ter um controle sobre o seu conteúdo, e as pessoas saberão quando podem voltar e encontrar algo novo.

Além disso, um conteúdo de qualidade ajuda no SEO do seu site, tornando mais fácil as pessoas encontrarem sua empresa no Google.

3 – Conteúdo de qualidade

Para prender a atenção das pessoas no seu blog, você precisa escrever bem. Mas calma aí! Essa é uma habilidade que você desenvolverá com o tempo, afinal de contas ninguém nasce um escritor.

Utilize palavras relacionadas diretamente ao seu assunto. Nada de ficar colocando termos sem sentido apenas para “encher linguiça”. Escreva sobre o tema proposto, não fuja disso!

4 – Utilize calls-to-action

Aqui é o segredo meu amigo! Para construir autoridade para aumentar as vendas, você precisa que o seu blog seja voltado para fazer negócios. Aqui é onde a maioria erra: esquecem de chamar o seu público para ação.

Todo conteúdo do seu blog terá uma intenção. Em algum momento, você precisa chamar essa pessoa para executar uma determinada ação, seja agendar uma visita no seu estabelecimento ou um pedido de orçamento. Se o seu conteúdo tiver sido relevante, ela vai se interessar.

Complemente a sua leitura com o artigo sobre Presença Online para vender mais.

Interaja nas redes sociais

Como falar de autoridade sem citar as redes sociais. Afinal você precisa estar aonde o seu  público está. Porém, mesmo parecendo simples, você precisa ter uma estratégia bem elaborada.

As redes sociais para construir autoridade para aumentar as vendasNão caia na armadilha de entrar na rede social e sair postando ofertas sem sentido. As pessoas não irão se interessar e muito menos engajar com você.

Da mesma forma que você constrói um conteúdo interessante para o seu blog, você precisa construir também para as redes sociais. Utilize elas para divulgar novos assuntos que você vem postando no blog. Dessa forma você atrairá visitantes para o seu site.

As redes sociais também devem ser utilizadas como um canal de relacionamento com o seu público. A partir do momento que você for construindo autoridade, as pessoas começarão a mandar mensagens para você. Então, ter uma página profissional no facebook ou um whatsapp disponível, vai ajudar pessoas que desejam se comunicar e saber mais sobre o seu negócio.

Se você deseja ter uma presença online bem consolidada e construir autoridade para aumentar as vendas, as redes sociais devem ser suas aliadas. Acredite, muitas pessoas o encontrarão através delas!

Qual o próximo passo?

Siga todas essas dicas que forneci para você nesse artigo, e comece a construir sua autoridade para aumentar as vendas do seu negócio. Tenha certeza de que, a partir do momento que você colocar essas dicas em prática e implantar uma estratégia para gerar autoridade para a sua marca, aumentará exponencialmente as suas vendas e deixará seus concorrentes para trás.

Agora, se você deseja que eu pessoalmente analise o seu negócio e veja qual a melhor estratégia, eu tenho algo que com certeza vai lhe interessar.

O primeiro passo para você começar a ter sucesso no mundo digital é ter um diagnóstico bem elaborado da sua empresa. Para isso, estou oferecendo algumas Análises de Presença Online 100% gratuita, para as empresas que desejam crescer no mundo digital e melhorar suas vendas.

Se você tem interesse, clique na imagem abaixo e garanta a sua!

Análise de Presença Online | Construir autoridade para aumentar as vendas

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário sobre o assunto e compartilhe com seus amigos – ajude outras pessoas que podem ter interesse nesse conteúdo.

Não deixe também de assinar o blog e receber conteúdos relevantes no seu e-mail, dessa forma você se manterá sempre atualizado.

Um forte abraço e sucesso!


André Ylton
André Ylton

Meu objetivo é ajudar empresas e profissionais que desejam aumentar as suas vendas, atrair mais clientes e se tornarem autoridade de mercado, utilizando a internet de maneira mais estratégica.

Leave a Reply

Your email address will not be published.