O termo SEO (Search Engine Optimization) é bastante utilizado no mundo do Marketing Digital, e se você está querendo criar um site ou mesmo melhorá-lo, acaba se deparando com essa sigla. Mas afinal, o que é SEO?
A resposta é muito simples: SEO é uma estratégia que visa otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Tornando mais atrativo, o SEO vai fazer com que o seu site apareça entre os primeiros resultados do Google (coloco Google pois é o maior buscador do mundo, mas existem outros como o Yahoo, Bing etc.)
Atualmente, a técnica vem sendo muito buscada por profissionais e grandes empresas que desejam aumentar a quantidade de visitas que o seu site recebe. Para isso, é de grande importância conhecer bem o que é SEO e para que ele serve.
Nesse artigo você vai entender bem o que é SEO e como ele vai ajudar o seu negócio.
A estratégia do SEO
Antes de tudo você tem que entender que a estratégia de SEO vai além de ter simplismente um site. Ele envolve toda uma Presença Online. Isso significa que a presença da sua marca nas redes sociais e outros sites que fazem ligação com o seu podem, impulsionar o site nos mecanismos de busca.
A estrutura do seu site faz toda a diferença. A hospedagem, os plugins, a forma como o seu site foi desenvolvido… toda essa parte estrutural pode interferir no SEO.
Pense na seguinte situação: o seu site cai de vez em quando, por culpa de um serviço de hospedagem ruim. O robô do Google vai passar no seu site e verá que está fora do ar. Logicamente, ele vai entender que a estrutura do seu site é fraca e você perderá pontos no ranqueamento do Google. Para evitar isso, procure sempre contratar um bom serviço de hospedagem e profissionais de confiança para construir o seu site.
As palavras-chave do seu site são o ponto principal para o SEO. Você precisa dedicar um tempo para pesquisar e montar uma estratégias com as principais palavras-chave que envolve seu negócio. Existem várias ferramentas do próprio google, como o Google Adwords e o Google Trends, que ajudarão você a elaborar a estratégia de palavras-chave.
Outr ponto muito importante é o conteúdo. O seu site precisa ter um Blog. Isso ajudará você a criar uma estratégia de Cauda Longa, onde as pessoas irão procurar por determinado problema na internet e elas acaba encontrando o seu conteúdo. Logo que o seu conteúdo for relevante para as pessoas, mais visitas você receberá e melhorará o ranqueamento do seu site.
Como o SEO ajuda no meu negócio?
O site do seu negócio funciona como uma vitrine. Porém de nada adianta ter uma bela vitrine se ela não atrair visitas, concorda?
Então a função do SEO é posicionar você entre os primeiros resultados do Google e aumentar o número de visitantes que o seu site recebe.
Se você tem uma academia, por exemplo, pode usar o seu site para atrair e conquistar novos alunos. Uma gráfica pode aumentar a quantidade de pedidos de orçamento. Praticamente todo negócio pode se beneficiar de ter um site otimizado em SEO.
Os resultados do SEO são gradativos, e serão sentidos
a médio prazo. Porém vai fazer com que o seu site receba visitantes de forma duradoura. Caso queira potencializar ainda mais seu resultados, alie com uma estratégia de tráfego pago.
Um problema bastante comum que as empresas estão cometendo é investir apenas no tráfego pago e esquecer do orgânico. Dados comprovam que o tráfego orgânico pode representar mais de 60% das visitas de um site. Para aproveitar essa oportunidade, monte um bom plano de SEO ou contrate um consultor para auxiliá-lo.
Conclusão
O SEO deve ser visto como um trabalho constante. Esteja sempre atento à funcionalidade do seu site, às palavras-chave utilizadas e ao conteúdo postado. E nunca esqueça: o SEO trará resultados de médio à longo prazo, mas de forma duradoura e orgânica.
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