Dicas de como começar um blog de sucesso para negócios

Trabalhar estratégias de conteúdo pode representar, no mundo dos negócios, uma verdadeira fonte de vendas. Porém, a maioria ainda não faz a menor ideia de como começar um blog de sucesso.

Se você chegou até aqui, acredito que tenha interesse em iniciar um blog, de preferência que atraia visitantes gradativamente.

Por mais que seja uma estratégia que pode gerar resultados consistentes, iniciar um blog da maneira errada pode significar uma perca de tempo, energia e dinheiro.

Você pode ver que alguns sites até tentam criar uma estratégia de marketing de conteúdo para blog, porém não consegue ter sucesso. Isso se deve, muitas vezes, à falta de conhecimento sobre a real importância de um blog, e como gerar resultados através dele.

Nesse artigo quero te dicas importantes para você começar um blog de sucesso e conseguir bons resultados.

Após esse artigo, complemente sua leitura com dicas para aumentar visitas no seu site.

1 – Conheça bem o seu público

Antes de iniciar uma estratégia de conteúdo, você precisa saber para quem vai escrever. Conhecer o leitor é de extrema importância, pois permite que você defina qual a comunicação mais apropriada.

No meu caso, por exemplo, estou falando com empresários que almejam aumentar suas vendas e melhorar seus resultados, utilizando a internet para conseguir alcançar esse objetivo.

Perfil de público para começar um blog de sucessoUm problema muito comum é que a maioria das pessoas não sabem como começar um blog de sucesso e acabam pulando essa etapa. A ânsia é apenas de escrever. Nem preciso dizer que não acaba muito bem!

Para conhecer o seu público, trace um perfil dos seus leitores.

  • Comece por informações básicas, como idade, sexo, etc;
  • Descubra quais são os problemas que o seu público possui;
  • Como você pode ajudar a resolver esses problemas;
  • Qual o comportamento do seu público no dia-a-dia;

Como esses pontos você começa a traçar um perfil para seus leitores. Quanto mais detalhado for, melhor para você determinar o tipo de comunicação que será utilizado.

Saiba que, enquanto o seu blog for crescendo, pode ser que o seu público não seja exatamente igual àquele que você traçou o perfil. Por isso vá se adaptando! O importante é definir como será a sua linguagem na hora de se comunicar com as pessoas.

2 – Crie uma linha editorial

Organização é fundamental! Por isso ter uma linha editorial ajudará você a planejar melhor o conteúdo do seu blog.

Antes de tudo faça uma pesquisa sobre os principais assuntos que são relevantes para o seu público. Se você pretende utilizar o seu blog para vender algum tipo de produto ou serviço, tente responder a seguinte pergunta:

Quais problemas o meu produto ou serviço ajuda a resolver?

Apenas com essa resposta você já obterá várias ideias de como criar uma linha editorial para o seu conteúdo.

Defina também as palavras-chave, ou seja, termos bastante utilizados pela sua audiência. Se você tem um blog que fala sobre emagrecimento por exemplo, pode achar interessante falar da dieta do chá verde. Portanto, a sua palavra-chave é “dieta do chá verde”.  Essa palavra deve estar bem presente em seu conteúdo. Utilizar esses termos da maneira correta vai ajudar também a posicionar melhor o seu site no google. Utilize o Google Suggest e o Planejador de Palavras-Chave para definir quais termos você irá utilizar em seu artigo.

Elabore um calendário para a postagem dos seus artigos. Quantas vezes irá postar por semana? Em qual dia? Saiba que a periodicidade também é muito importante, tanto para o usuário como para os mecanismos de busca, pois ambos saberão melhor quando voltar no seu site e encontrar algo de novo nele.

3 – Preocupe-se com a experiência do usuário

Se tem algo que está em altíssima relevância sobre a utilização de estratégias de marketing digital, é que você deve focar na experiência do usuário. E na hora de iniciar um blog de sucesso não teria como ser diferente.

De nada adianta você criar um conteúdo, utilizar as palavras-chave corretamente, e até mesmo atrair visitas, se o usuário que entrar no seu site não achar o seu artigo interessante.

Na hora de começar um blog de sucesso, saiba qual o melhor conteúdo para postarPor isso, foque em criar um conteúdo que seja relevante e prenda a atenção do leitor.

Após ter traçado o perfil do seu leitor, sabe exatamente como conversar com ele. A linguagem utilizada é muito importante! Se você fala para um público cuja idade está entre 18 e 25 anos, utilizar uma escrita formal e intelectual talvez não seja a melhor opção. Utilize termos que estão presentes no universo do seu leitor. Com certeza ele se sentirá mais à vontade lendo o seu conteúdo.

Utilize recursos de mídia. Pesquisas revelam que a maioria das pessoas tendem a parar para ver um vídeo ou uma imagem chamativa. Usar esses recursos dentro do seu artigo pode ser algo que fará o leitor permanecer por mais tempo. Não é atoa que notícias com várias fotos prendem mais a nossa atenção do que aquelas que possuem apenas texto.

Conclusão

Marketing de conteúdo tem sido o diferencial de muitas empresas para conquistarem resultados incríveis através da internet. Para você que deseja iniciar nesse mundo, essas dicas de como começar um blog de sucesso abrirá seus olhos sobre como deve ser utilizada essa estratégia.

Aplique as dicas que forneci para você nesse artigo e inicie um blog da maneira correta. Independente do seu objetivo, saiba que isso vai ajudar você a melhorar seus resultados e construir autoridade no mercado que atua.

Se você deseja aumentar as vendas do seu negócio rapidamente com o seu blog, construindo autoridade de mercado e escalando seus resultados, aconselho você a implementar estratégias de Campanhas de Vendas Online. 

Convido você a conhecer o meu método de Consultoria, onde vou ajudar você a desenvolver Campanhas que trabalham para vender todos os dias.

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Um forte abraço e sucesso!

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